Nove golpes no Instagram, como evitá-los

Novos golpes no Instagram, como evitá-los

Você sabia que o Brasil é o terceiro país com mais usuários no Instagram, perdendo apenas para os Estados unidos e Índia. Por ser uma rede social que caiu no gosto da população brasileira ela também virou um dos alvos preferidos dos fraudadores.

Para evitar que você seja alvo de pessoas mal intencionadas, vamos explicar como funcionam os principais golpes no Instagram e como é possível se prevenir contra ele.

Nós da Modernstuff trouxemos algumas dicas fundamentais para você não correr esse risco:

Perfis falsos

Esses perfis são feitos por fraudadores para conseguir dados pessoais e informações bancárias através de phishing, mas são facilmente identificáveis por possuírem pouco ou nenhum conteúdo. Para evitar esse tipo de golpe, basta acessar o perfil e visualizar os conteúdos publicados. Normalmente empresa que possuem atendimento nas redes sociais deixam seu perfil vazio.

Scammers

Nessa técnica os fraudadores criam perfis que simulam exatamente o funcionamento do perfil original da empresa. Diferente das contas falsas que são facilmente identificadas, esses perfis possuem conteúdos publicados na timeline e stories para simular que são reais.

Com esses perfis mais trabalhados, os golpistas têm a ferramenta perfeita para roubar informações pessoais e dados bancários através de phishing. Para evitar esse golpe é importante que você acesse o site oficial da empresa e confira se aquele é um perfil verdadeiro.

Promoções falsas

Quem não gosta de uma boa promoção? Sabendo disso, os golpistas se utilizam de promoções muito vantajosas para coletar suas informações pessoais e praticar fraudes.

Para ficar livre desse tipo de golpe você precisar ficar atento a ofertas vantajosas demais, pois, como diz o provérbio “Quando a esmola é demais o santo desconfia”.

O instagram liberou a verificação de login em duas etapas sem usar SMS. A medida torna a autenticação em dois fatores ainda mais segura, dado que o uso de mensagens de texto para essa finalidade. Entretanto, você ainda pode escolher entre receber os códigos de login por torpedos ou por meio de aplicativos de terceiros como Google Authenticator. Veja como ativar o recurso das duas maneiras.

Como ativar a verificação em duas etapas por SMS

Tempo necessário: 5 minutos.

Ao optar por usar a verificação em duas etapas no Instagram por SMS, você receberá uma mensagem de texto com um código de segurança de seis dígitos sempre que alguém (ou você) tentar entrar em sua conta do Instagram usando um dispositivo novo.

Você deve ter um número de telefone confirmado em sua conta do Instagram para usar a autenticação de dois fatores  por SMS. Quando você insere um número de telefone para ativar o recurso, ele passa a ser o seu número confirmado. Veja o passo a passo a seguir.

  1. Acesse o menu de configurações Primeiramente, acesse seu perfil e toque no menu de três barras posicionado no canto superior direito. Em seguida, abra o menu de configurações;

2. Vá até “Autenticação de dois fatores” Acesse o menu “Segurança” e, na sequência, toque em “Autenticação de dois fatores”;

3. Ative o recurso Inicie o processo ao tocar em “Começar” e escolha a opção “SMS”;

4. Confirme pelo SMS Você receberá uma mensagem de confirmação via SMS. Digite o código no app para finalizar o processo.

Como ativar a verificação em duas etapas por aplicativos

Você pode usar um aplicativo de autenticação de terceiros como seu método de segurança principal e dispensar o SMS.

Um aplicativo de autenticação como Duo Mobile ou Google Authenticator (vamos fazer com esse) pode ser usado para gerar códigos de login que ajudam o app a confirmar sua entrada no novo dispositivo pela primeira vez.

Observação: se você já usa a autenticação por SMS, desative na chave seletora azul.

  1. Acesse seu perfil e toque no menu (três barras);
  2. Toque em “Configurações”
  3. Role a tela para baixo e toque em “Autenticação de dois fatores”;
  4. Se você ainda não ativou a autenticação de dois fatores, toque em “Iniciar”;
  5. Toque em ao lado do “Aplicativo de autenticação” e siga as instruções;
  6. Você deverá copiar uma “chave” para o Google Authenticator.
  7. Depois, insira o código de confirmação do aplicativo no Instagram.

Os aplicativos de autenticação geram códigos de login iguais aos enviados por SMS de forma rápida e segura, e são úteis quando, por algum motivo você não conseguir receber os torpedos no seu celular.

O Instagram recomenda o Google Authenticator, mas você pode usar outro aplicativo como Duo Mobile, 1password, Authy e outros.

Por que usar a verificação em duas etapas?

Tudo o que você precisa saber é que a autenticação de dois fatores é um recurso de segurança.

Se você ativá-la, será solicitado a inserir um código ao fazer login ou confirmar a tentativa de acesso todas as vezes que alguém tentar acessar o Instagram de um dispositivo novo (celular), que nunca foi usado pela sua conta.

A partir daí, você sempre poderá acessar suas contas caso tenha o smartphone em mãos. Caso perca o aparelho, é possível usar códigos de backup fornecidos durante a configuração inicial para recuperar o acesso.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *