Pesquisador lança robô no WhatsApp para identificar sintomas da Covid-19

Desenvolvido pelo doutorando Murilo Gazzola, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação  (ICMC), da USP, em São Carlos, o CheckCorona tem como objetivo facilitar a triagem e identificar, se o usuário em questão, está com possíveis condições de risco. O bot foi programado para realizar perguntas simples ao indivíduo, como a idade, a localização e se está apresentando algum dos principais sintomas, como febre ou tosse.

Quando a pandemia do novo coronavírus avançou mundo afora, o doutorando identificou que muitas dúvidas surgiriam, especialmente sobre quando as pessoas deveriam ir ao hospital caso apresentassem algum sintoma. Assim, voluntariamente, ele desenvolveu o robô e colocou a solução no ar dia 29 de fevereiro. 

Para ter acesso ao bot, é necessário adicionar o número +55 (16) 981112-8986 e iniciar a conversa com a mensagem “CheckCorona”, que responderá com as questões necessárias para fazer o atendimento. Respondidas as questões, o bot identifica qual é a melhor solução para o usuário. Ele reforça que idas ao hospital sem estar de fato contaminado, no momento, não são necessárias, e recomenda o autoisolamento para os indivíduos que não apresentam graves sintomas.

A ideia do projeto está entre as 71 selecionadas pelo Desafio Covid-19, realizado pelo Ministério Público de Pernambuco em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Para realizar o projeto de bib data, Gazzola informou que combinou aprendizado de máquina profundo, chamado de deep learning, com processamento de língua natural; ele acrescentou que sua intenção era levar informação ao maior número de brasileiros, de forma gratuita e simples.

Deixe uma resposta