Tecnologia mapeará sintomas da Covid-19

Você sabe quantas pessoas foram infectadas pelo coronavírus no mundo? Para termos uma resposta, existem algumas barreiras: a falta de testes no mundo e a disposição dos governos em divulgar dados. Nesse contexto, os pesquisadores de blockchain – a tecnologia por trás de aplicações como o bitcoin – acreditam ter uma alternativa.

Desde o fim de março, o questionário online iReport-Covid-19 (que significa: eu notifico os casos de Covid-19), coleta dados de voluntários de todo o planeta sobre a pandemia. São solicitadas informações como:  sintomas, se a pessoa realizou o teste e qual foi o resultado.

As perguntas estão disponíveis em 12 idiomas. Na semana passada, com o aumento dos casos no Brasil, a plataforma que reúne especialistas de países como Singapura e Estados Unidos, decidiu lançar uma versão também em português, além de um apelo para que brasileiros participem da pesquisa.

As respostas alimentam um bando de dados abertos e disponíveis para qualquer um que queira analisar as informações. Até dia 15 de junho, o banco de dados já tinha 15.600 respostas de 132 países, incluindo 621 do Brasil. Os registros são distribuídos em diversos computadores ao mesmo tempo e todas as alterações são atualizadas em várias pontas de cadeia. Assim é quase impossível alguém eliminar ou manipular os dados já registrados.

Link para acesso da plataforma: https://ireport.algorand.org/pt/report

Deixe uma resposta